Páginas

22 setembro 2014

O Banheiro

Já ouvi que o banheiro é o reflexo da vida e do estilo de uma pessoa ou família – ou alguma coisa semelhante, mas seguindo esta linha.

Quando visito alguém a primeira coisa que observo é o banheiro: se ele é arrumado, cheiroso, se tem toalhas limpas e bem dispostas, se tem tapetes e se estão limpos, se tem bolhas no teto, aquelas manchinhas de umidade, se a pessoas é prevenida e estoca papel higiênico, se ao redor da pia está tudo limpo e harmonioso. Essas coisas. Na verdade observo toda a casa, mas o banheiro e a cozinha são lugares especiais. Acredito que se a pessoa mantiver o banheiro bem arrumado fará o mesmo na rua.

O banheiro é realmente um lugar especial – pelo menos pra mim.

É um dos lugares que procuramos para colocar em ordem os pensamentos. Para colocar para fora o que é ruim, para chorar sem ninguém ver. É onde lavamos ou tentamos a alma e corpo.


Grandes banheiros de restaurantes, casas noturnas, shopping centers sempre me fascinaram. Algumas vezes já saí deles dizendo que moraria ali. São aquelas coisas luxuosas, com luzes especiais, paredes em destaque, muitas vezes com cheiros que de longe a última coisa é te fazer acreditar que estas dentro de um banheiro.

Toda essa explicação sobre meu gosto e fascinação por banheiros é pra te fazer uma pergunta: Você faz na rua o mesmo que faria no seu banheiro?

E não faço essa pergunta pensando nas coisas básicas ou na real finalidade de um banheiro, faço pensando na higiene – do local. Você cuida e mantem limpo um banheiro como faria com o seu de casa? Ao acreditar que a resposta foi positiva, acredito também que pensamos que todos devem fazer o mesmo. Certo? Errado.

É incompreensível encontrar banheiros de uso comum, como por exemplo, do nosso escritório, respingados de urina pelo chão, o verdadeiro mijado, com papel toalha jogado ao lado do cesto de lixo – que tem a boca aberta – sem aquele pedalzinho ou a tampa que costumamos ter em casa. É impossível a pessoa não ver que jogou o papel fora, como também acho impossível ver e deixar assim. É muita falta de educação. É muita falta de higiene.

Penso que essa pessoa é uma porca. Que sua casa é o reflexo do que aplica na rua: um verdadeiro lixo.

E não estou aqui julgando ou separando homens de mulheres. As mulheres também emporcalham seus banheiros de uso comum. Ouço relatos de usuárias que não só o deixam fedendo – até aí normal, muitas vezes até pior que o sexo oposto. Mas também o deixam respingado e sujo. Agora você usa a imaginação para: como uma mulher emporcalha seu banheiro.


O banheiro da rua deveria ser tratado até melhor do que o de casa, pois é com base nele que algumas pessoas, como eu, irão te julgar.
Meu julgamento vale de alguma coisa? Claro que não. Mas se você for pelo menos observador, pois higiênico eu acredito que seja, notará que nem todos o são.


Imagens da internet:
Imagem 01Imagem 02Imagem 03Imagem 04

Nenhum comentário: